ANC diz que crise energética pode transformar África do Sul em “Estado falhado”

ANC diz que crise energética pode transformar África do Sul em “Estado falhado”

O secretário-geral do Congresso Nacional Africano (ANC, na sigla em inglês), partido no poder, Fikile Mbalula, avisou que a África do Sul pode tornar-se um “Estado falhado” se continuarem os cortes de eletricidade que há meses se sucedem.

Mbalula reconheceu, num programa da BBC, que os cortes de energia, que chegam a durar 10 horas por dia, são um “desastre” para a África do Sul, pois agravaram uma crise económica que já estava a ser exacerbada pelos elevados níveis de corrupção na classe política.

“A África do Sul está a passar por desafios como muitos outros países (…) Se certas coisas não forem resolvidas, vamos tornar-nos um Estado falhado”, avisou Mbalula, embora tenha garantido que o país, de momento, “não está a ir nessa direcção, pelo que seria ainda um “exagero” falar nesses termos.

No entanto, o secretário-geral do ANC disse que, apesar de a situação sul-africana estar dependente da economia global e das consequências da crise do novo coronavírus e agora da guerra na Ucrânia, reconheceu que parte da culpa também é da gestão do actual Governo. (Notícias)

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.