Analistas prevêem riscos com subida dos preços de petróleo após ataque de Israel ao Irão

Analistas prevêem riscos com subida dos preços de petróleo após ataque de Israel ao Irão

O ataque israelita contra alvos de guerra iranianos já começou a movimentar os mercados, sendo o petróleo uma das commodities que deverá sofrer efeitos imediatos.

Analistas abalizados na matéria de flutuações do mercado perante eventos extraordinários adiantam que o petróleo dispare os seus preços.

“O ataque israelita às instalações nucleares do Irão fez disparar os preços do petróleo e ofereceu ao dólar sobrevendido e subvalorizado um catalisador para uma recuperação”, disse Francesco Pesole, estratega cambial do ING.

Embora não existam actualmente perturbações confirmadas na produção de petróleo, os analistas advertem que a situação pode agravar-se rapidamente.

“A principal diferença em relação aos impasses anteriores é o facto de as instalações nucleares terem sido agora visadas”, acrescentou Pesole.

Warren Patterson, Director de pesquisa de matérias-primas do ING, observou: “Num cenário em que se assista a uma escalada contínua, existe o potencial de perturbações no transporte marítimo através do Estreito de Ormuz. Quase um terço do comércio marítimo global de petróleo passa por essa rota”.

O Comissário alertou para o facto de poderem estar em risco até 14 milhões de barris por dia, com o petróleo a subir potencialmente para 120 dólares por barril no caso de uma interrupção prolongada – níveis não vistos desde 2008.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.