Aminata Touré, tem 29 anos de idade e é a primeira Ministra negra da Alemanha

Aminata Touré, tem 29 anos de idade e é a primeira Ministra negra da Alemanha

Aminata Touré tornou-se a primeira membro negro de um Governo federal quando tomou posse, no mês passado, como Ministra dos Assuntos Sociais, Juventude, Família, Terceira Idade, Integração e Igualdade no estado mais setentrional da Alemanha, o de Schleswig-Holstein, em Junho.

Sendo uma ecologista e filha de refugiados do Mali, Touré disse aos media alemães que vê o seu papel como “especial”, dadas as numerosas mensagens que recebeu de pessoas que dizem que a sua nomeação significou “muito para elas”.

A jovem de 29 anos disse que também vai aproveitar a oportunidade para lutar pela igualdade e contra o extremismo de direita.

Estas questões têm sido a sua marca registada desde que foi votada pela primeira vez no parlamento estatal de Schleswig-Holstein, em 2017.

Não é a primeira vez que Touré alcança uma estreia política. Em 2019, foi eleita como deputada do parlamento federal, tornando-se a primeira pessoa negra e a mais jovem política a ocupar tal posição em qualquer um dos 16 estados da Alemanha.

Toure nasceu em 1992 em Neumünster, uma cidade industrial de tamanho médio no extremo norte da Alemanha, onde os seus pais se tinham estabelecido após terem fugido do Mali.

Passou os primeiros cinco anos da sua vida num abrigo para refugiados, acabando por obter a cidadania alemã quando tinha 12 anos.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.