Alemanha disponibiliza 26 ME para resposta humanitária em Cabo Delgado

Alemanha disponibiliza 26 ME para resposta humanitária em Cabo Delgado

O Governo alemão disponibilizou 26 milhões de euros para “resposta humanitária urgente” em Cabo Delgado, no norte de Moçambique, província que sofre, desde 2017, ataques protagonizados por grupos armados.

O montante foi disponibilizado através do Programa Alimentar Mundial (PAM), em resposta ao apelo feito pela organização à comunidade internacional, visando a “disponibilização urgente de novos fundos” para apoiar as vítimas da violência armada, segundo um comunicado conjunto enviado esta terça-feira à comunicação social.

“Sinto-me orgulhoso destes fundos que sem dúvidas chegam num momento em que a população de Cabo Delgado mais precisa para sobreviver e se reerguer”, disse Lothar Freischlader, embaixador da Alemanha em Moçambique, citado no documento.

Segundo o PAM, o valor vai permitir ajudar mais de 290 mil pessoas afectadas pela violência armada no norte do país, numa altura em que a necessidade de assistência “aumenta para níveis recordes”.

“Sem o apoio e acção imediata, milhares de pessoas sofreriam de insegurança alimentar no Norte de Moçambique. O PAM continuará a apoiar os mais vulneráveis e a fornecer assistência de recuperação e resiliência, trabalhando em estreita colaboração com as instituições nacionais”, disse Antonella D’Aprile, representante e directora do PAM em Moçambique.

De acordo com o comunicado, com os fundos adicionais anunciados esta terça-feira, a Alemanha contribuiu para o PAM em 2021 “duas vezes mais do que o que foi contribuído nos últimos quatro anos combinados”.

Grupos armados aterrorizam a província de Cabo Delgado desde 2017, sendo alguns ataques reclamados pelo grupo Estado Islâmico. 

Partilhar este artigo