Agentes do SERNIC implicados em raptos, tráfico de drogas e outros crimes

Agentes do SERNIC implicados em raptos, tráfico de drogas e outros crimes

Sessenta e um agentes do Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC) foram acusados dos crimes de rapto, tráfico de drogas, corrupção e associação para delinquir, avançou, esta quarta-feira, em Maputo, a Procuradora-Geral da República (PGR).

A responsável máxima do Ministério Público, Beatriz Buchili, disse que alguns agentes da corporação aproveitam-se das suas nobres funções para extorquir ou solicitar vantagens indevidas, chegando mesmo a aliar-se ao crime, como cúmplices ou autores morais ou materiais.

Por conta desses comportamentos desvirtuados da deontologia profissional e responsabilidades inerentes ao Serviço, “seis membros do SERNIC foram acusados pelo crime de uso de documento falso, designadamente, de certificados de habilitação, que determinou o seu ingresso no quadro de pessoal da instituição e outros 61 por envolvimento na prática dos crimes de tráfico de drogas, rapto, corrupção e associação para delinquir”.

Apresentando o informe sobre o estado da Administração da Justiça referente ao ano de 2022, a PGR disse que as atitudes desviantes levaram igualmente à instauração de 44 processos disciplinares, por violação de deveres profissionais, que deram lugar a aplicação das seguintes sanções: uma expulsão, duas demissões, 11 multas e três repreensões públicas. Foram arquivados quatro processos e o remanescente encontra-se em tramitação.

A apresentação do informe sobre o estado da Administração da Justiça referente ao ano de 2022 prossegue esta quinta-feira (20), na AR.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.