Agência Espacial japonesa anuncia dois novos candidatos a austronautas desde 2009

Agência Espacial japonesa anuncia dois novos candidatos a austronautas desde 2009

A Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (JAXA) anunciou na terça-feira os seus primeiros novos candidatos a astronauta desde 2009.

Makoto Suwa, 46 anos, e Ayu Yoneda, cirurgião do Centro Médico da Cruz Vermelha Japonesa, 28 foram seleccionados de um número recorde de 4.127 candidatos no processo de recrutamento da JAXA, conduzido desde Abril de 2022.

Foram seleccionados como os candidatos mais adequados após passarem um exame escrito, físico e prático, assim como uma entrevista.

Nos próximos dois anos, Suwa e Yoneda vão seguir uma formação básica, após a qual serão certificados como astronautas JAXA, após uma avaliação da sua formação, disse a agência.

Poderão então começar a participar em missões espaciais da JAXA, incluindo actividades na Estação Espacial Internacional e na Estação Espacial em órbita da Lua e outros projectos.

Numa conferência de imprensa na terça-feira, Yoneda disse que sonhava em ser astronauta desde criança desde que o seu pai lhe deu uma biografia de manga de Chiaki Mukai.

Mukai, 70 anos, foi a primeira mulher japonesa a viajar ao espaço, numa missão com Pedro Duque, de Espanha, e John Glenn, dos Estados Unidos.

Yoneda esperava que a sua carreira e experiência médica se revelassem úteis na corrida espacial em meio a um aumento esperado do número de visitantes ao espaço e a missões de maior duração.

Ela será a terceira astronauta JAXA feminina, depois de Mukai e Naoko Yamazaki.

Suwa, que participou na conferência de imprensa online de Washington, é a pessoa mais velha a ser escolhida como astronauta da JAXA.

Disse que apesar de ter vindo de Tóquio, tinha passado a sua infância em Tsukuba, que é conhecida pelos seus centros académicos e apelidada de Cidade da Ciência.

Desenvolveu um interesse pela ciência e pelo espaço depois de participar na Expo 85 na cidade em 1985 e de ter tido a oportunidade de ver o antigo astronauta Eugene (Cernan), que viajou para a Lua na missão Apollo. La Prensa Latina

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta