Agência alemã apoia jovens 300 moçambicanos em matérias de empreendedorismo

Agência alemã apoia jovens 300 moçambicanos em matérias de empreendedorismo

A Agência Alemã de Cooperação Técnica (GIZ) vai apoiar o Governo moçambicano na capacitação de cerca de 300 jovens em matérias de empreendedorismo, como forma de promover o auto-emprego nas áreas de indústria e comércio na província de Manica.

Trata-se de uma iniciativa, que será implementada ainda este ano, vai abranger, numa primeira fase, jovens maioritariamente do sexo feminino. De um total de 300 beneficiários, 70% são mulheres e os restantes do sexo masculino.

“Queremos criar oportunidades para a camada juvenil e o objectivo final é alavancar e aliviá-los da crise económica que enfrentam”, disse a coordenadora nacional da GIZ, Belina Pene, que falava recentemente em Chimoio, no encontro com o governo provincial, durante o qual foram discutidos alguns aspectos relacionados com a empregabilidade juvenil.

Citada pela AIM, a fonte avançou que para o sucesso da iniciativa, a GIZ e Governo farão o levantamento de grupos de jovens beneficiários e algumas pequenas e médias empresas onde decorrerão as formações.

Neste sentido, nos próximos tempos esta organização vai instalar uma incubadora, denominada Incubadora de Economia Verde, onde os jovens beneficiarão de várias formações, sobretudo no processamento de produtos agrícolas.

“É uma incubadora de economia verde com três fases de formação ou apoio aos jovens, desde aspectos básicos de negócios, passando pela incubação até a graduação no contexto sócio-económico local, políticas sectoriais relevantes, bem como aspectos operacionais, na perspectiva do Governo” explicou Belina Pene.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.