África: Reino Unido anuncia 49 milhões de libras para o combate as mudanças climáticas

África: Reino Unido anuncia 49 milhões de libras para o combate as mudanças climáticas

O Ministro do Desenvolvimento e de África do Reino Unido anunciou novos projectos de financiamento avaliados em 49 milhões de libras, para resiliência climática em África.

O anúncio foi feito durante uma visita ao Quénia para a primeira Cimeira Climática Africana que decorre de hoje a 6 de Setembro.

O Reino Unido está empenhado na luta contra as mudanças climáticas em África, cumprindo a sua promessa de investimento mutuamente benéfico e fiável.

De acordo com um comunicado enviado a nossa redação, os projectos vão centrar-se na mobilização de financiamento para a acção climática e apoiar na gestão do impacto das mudanças climáticas em todo o continente.

O financiamento ajudará a criar empregos, a fazer crescer as economias e a melhorar a vida das mulheres, dos pequenos agricultores e das comunidades em risco.

“Através deste montante, cumpre-se a promessa feita em Dezembro de 2022 pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros do Reino Unido, James Cleverley, de promover um investimento honesto e fiável em África. Honram-se também os compromissos assumidos na COP26, o que demonstra a força e a viabilidade das parcerias entre o Reino Unido e países africanos”, lê-se no comunicado que tivemos acesso.

O montante inclui 34 milhões de libras esterlinas para novos projectos em quinze países africanos destinados a ajudar as mulheres, as comunidades em risco e mais de 400 000 agricultores a reforçar a sua capacidade de resistência aos efeitos das mudanças climáticas, no âmbito dos programas CLARE, CIWA e WISER.

Os sistemas de alerta precoce, como os alertas de texto, a rádio e as redes sociais, ajudarão as comunidades em áreas de difícil acesso a tomar medidas antes da ocorrência de fenómenos climáticos extremos, e estes projectos também vão assegurar o abastecimento de água a mais de 1,5 milhões de pessoas.

Na Cimeira serão também lançados sete novos projectos de financiamento climático. Os investimentos da FSD Africa Investments, apoiados pelo Reino Unido, no valor de 15 milhões de libras, mobilizarão capital de fontes privadas, permitindo que as pequenas empresas tenham acesso a financiamento, criem produtos inovadores e forneçam soluções tecnológicas inclusivas como por exemplo a transformação de áreas desérticas em campos de cultivo.

Em conjunto, estes projectos melhorarão o acesso a serviços básicos, incluindo energias renováveis e cuidados de saúde, para mais de 500 000 pessoas, criarão 3 400 postos de trabalho e fornecerão eletricidade mais barata e fiável às famílias.

“As nossas parcerias com os países africanos em matéria de investimento ecológico e de resistência às mudanças climáticas, estão a fazer crescer as economias e a melhorar a vida das pessoas. Mas, é necessário tomar mais medidas, uma vez que os menos responsáveis pelas alterações climáticas estão cada vez mais a suportar o peso dos seus efeitos”, disse o Ministro do Desenvolvimento e de África do Reino Unido, Andrew Mitchell.

O Reino Unido está a trabalhar em estreita colaboração com parceiros africanos para combater as mudanças climáticas, aumentar a resiliência e apoiar aqueles cujas vidas são mais afectadas. “Vamos longe, vamos juntos”, disse Mitchell.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.