África do Sul quer voo directo para Portugal através da TAP

África do Sul quer voo directo para Portugal através da TAP

A Ministra dos Negócios Estrangeiros (MNE) da África do Sul, Naledi Pandor, pediu ao seu homólogo português para “interceder junto” da TAP para “criar uma rota directa para a África do Sul”.

“Um dos pedidos que fiz ao meu colega João Gomes Cravinho foi no sentido de interceder junto da liderança da TAP para criar uma rota directa entre Portugal e a África do Sul, para impulsionar  o turismo dos dois lados e garantir que o sector, que foi muito afectado pela pandemia, recupere”, disse Pandor no final de um encontro com o MNE português, em Lisboa.

O encontro entre os dois governantes serviu para “analisar conjuntamente as relações bilaterais, que são muito boas, e permitiu identificar várias áreas em que a colaboração e o trabalho conjunto podem ser intensificados, como a economia, as energias renováveis, a agricultura e os oceanos”, disse o Ministro João Gomes Cravinho.

A Ministra sul-africana destacou ainda a economia azul e a energia como áreas prioritárias, garantindo que “qualquer pessoa ou empresa com soluções energéticas é bem-vinda”, referindo-se implicitamente aos frequentes cortes de energia que afectam a África do Sul e que dificultam o crescimento económico e a produção industrial.

Questionada sobre mais pormenores relativos à visita do Presidente da República ao seu país, no âmbito das comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, Naledi Pandor disse que será “uma grande celebração”, mas escusou-se a adiantar mais detalhes.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.