África do Sul procura em Moçambique soluções para acabar com a crise energética

África do Sul procura em Moçambique soluções para acabar com a crise energética

Os ministros do Planeamento e Electricidade sul-africanos reuniram-se com o ministro dos Recursos Minerais e Energia moçambicano para procurar opções de fornecimento que resolvam a falta de electricidade que a África do Sul enfrenta.

“Temos um défice de 6000 megawatts [MW] de energia e gostaríamos de explorar todas as opções que estejam ao alcance de Moçambique”, referiram Maropene Ramokgopa, ministra da Presidência para o Planeamento, e Kgosientsho Ramokgopa, que tutela a área da Electricidade, citados num comunicado do Ministério dos Recursos Minerais e Energia (MIREME).

“Cada megawatt que estiver disponível terá uma contribuição importante para reduzir o défice que tem afectado o nosso país e que tem estado na origem de apagões, afectando seriamente a nossa economia”, disse Maropene durante as conversações.

Por sua vez, o ministro dos Recursos Minerais e Energia, Carlos Zacarias, “assegurou a disponibilidade de Moçambique para trabalhar em conjunto com a África do Sul prometendo avaliar soluções de curto prazo”.

“Estamos certos de que Moçambique e a África do Sul podem elevar o sector energético regional a um patamar superior, explorando o potencial e reforçando as infraestruturas de interligação”, frisou Carlos Zacarias, citado pela Lusa.

Para o efeito, as partes voltarão a reunir-se em Junho para avaliar todas as possibilidades de cooperação.

Recorde-se que a África do Sul já é o principal comprador da capacidade instalada da Hidroeléctrica de Cahora Bassa, no centro de Moçambique, maior albufeira produtora da África Austral (2075 MW), num contrato de compra de energia que vai até 2029.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta