África do Sul já está à espera das instruções da Interpol para extraditar Chang para os EUA

África do Sul já está à espera das instruções da Interpol para extraditar Chang para os EUA

O Governo sul-africano avançou ontem que já está a aguardar instruções da Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol) para extraditar o ex-ministro das Finanças Manuel Chang para os Estados Unidos.

Uma fonte ministerial da África do Sul revelou à Lusa, que tomou nota da ordem do Tribunal Constitucional e irá atendê-la em conformidade. “Seremos orientados pela Interpol relativamente aos próximos passos”, disse à Lusa Chrispin Piri, porta-voz do ministro da Justiça e Serviços Correcionais da África do Sul.

O Tribunal Constitucional (ConCourt, na sigla em inglês) sul-africano indeferiu na quarta-feira, pela segunda vez em 12 meses, um novo recurso da Procuradoria-Geral da República (PGR) de Moçambique contra a extradição do ex-ministro Manuel Chang para os EUA, no âmbito do caso das dívidas ocultas.

Entretanto, nesta quinta-feira, o advogado da PGR moçambicana na África do Sul, Busani Mabunda, confirmou à Lusa que “na sequência do julgamento, o senhor Chang será extraditado para os EUA”.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.