A África do Sul e Moçambique estão a discutir os desafios enfrentados nos portos de entrada em Komatipoort, Mpumalanga.
O Comissário da Autoridade de Gestão de Fronteiras (BMA), Dr. Michael Masiapato, diz que muito tem sido feito para melhorar o processamento de camiões de carga no Posto Fronteiriço de Lebombo.
Ele falava, ontem, na reunião bilateral de três dias onde os representantes da BMA e os seus homólogos moçambicanos estão também a discutir o comércio transfronteiriço e questões relacionadas com a segurança.
Anteriormente, os motoristas de camiões de carga passavam dias em filas, à espera de serem processados na fronteira, expondo-os a actividades criminosas.
Os dois países assinaram um plano de acções conjuntas no ano passado com para fortalecer os esforços de policiamento e combater o crime organizado transnacional.
“Muito em breve, vamos anunciar o nosso parceiro privado que nos vai ajudar a redesenhar Lebombo, assegurando a sua abertura para que possamos ter faixas de rodagem dedicadas à movimentação de mercadorias. O objectivo final é a concretização de um conceito de posto fronteiriço sem paragens”.
Deixe uma resposta