Adidas perde 39 milhões de euros no primeiro trimestre

Adidas perde 39 milhões de euros no primeiro trimestre

A multinacional de artigos desportivos, Adidas contabilizou um prejuízo de 39 milhões de euros no primeiro trimestre deste ano, em contraste com o lucro de 482 milhões registado no mesmo período do ano passado.

A empresa indicou que o fim do negócio com a Yeezy, a marca desenvolvida em colaboração com Kanye West, representou um prejuízo de cerca de 400 milhões em termos homólogos, principalmente nas regiões da América do Norte, China e EMEA (Europa, Médio Oriente e África).

Segundo o presidente executivo da Adidas, Bjorn Gulden, citado pela Lusa, as vendas da Adidas até Março deste ano totalizaram 5.274 milhões de euros, menos 0,5% face a idêntico período do ano anterior, enquanto o custo das vendas da multinacional subiu 9,7%, para 2.911 milhões de euros.

“No primeiro trimestre, as vendas da Adidas cresceram 3,1% na Europa, Médio Oriente e África (EMEA) para 1.996 milhões de euros, enquanto na América do Norte caíram 16,1% para 1.177 milhões de euros”, lê-se na notícia.

Bjorn Gulden, disse ainda, que a margem bruta no primeiro trimestre caiu 5,1 pontos percentuais para 44,8% (49,9% em igual período do ano passado), devido sobretudo ao impacto negativo dos custos mais elevados da cadeia de fornecimento, bem como por causa de maiores descontos, que não puderam ser compensados pelo efeito positivo dos aumentos de preços implementados pela empresa.

“O primeiro trimestre terminou um pouco melhor do que esperávamos”, disse o presidente executivo da Adidas, adiantando que o crescimento das vendas, excluindo a Yeezy, foi de 9%.

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