ADE e Data4Moz estabelecem parceria para partilha de conhecimento Geo-Espacial

ADE e Data4Moz estabelecem parceria para partilha de conhecimento Geo-Espacial

A Agência Nacional de Desenvolvimento Geo-Espacial, Instituto Público (ADE – IP) e a Data4Moz (www.data4moz.com) estabeleceram uma parceria visando a colaboração e cooperação na partilha de conhecimento e ferramentas que permitam ao Governo, investidores, instituições de apoio internacional e outros intervenientes, uma melhor tomada de decisões sobre os processos de planificação para o desenvolvimento.

Para o efeito, as duas instituições assinaram, na terça-feira, dia 14 de Março, um memorando de entendimento que as vincula formalmente por dois anos renováveis. Durante esse período, o objectivo é colaborar na recolha, análise, modelagem, gestão e disponibilização de informações relevantes sobre o espaço geográfico moçambicano, nas diferentes plataformas de que dispõem.

A Data4Moz torna-se, assim, o primeiro parceiro público da ADE – IP, numa relação que vai permitir a interoperabilidade dos sistemas utilizados em cada uma das instituições, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do país, através da promoção de boas práticas de planificação integrada para tomada de decisão informada, baseada em soluções geo-espaciais.

A Directora-Geral da ADE – IP, Odete Semião, disse após a assinatura do memorando que “esta parceria permitirá levar a bom porto a visão da agência, de apoiar na tomada de decisões com base em informação fidedigna e sintetizada. Acreditamos estarem criadas as bases para contribuir com a disponibilidade de informação com a qualidade que nos permita que, de facto, tomemos decisões com base em dados fiáveis para o desenvolvimento de Moçambique.”

Odete Semião referiu ainda que “o desafio da ADE passa por trabalhar na regulamentação das parcerias institucionais de modo que os dados produzidos pelos diferentes intervenientes sejam efectivamente agregados “. “Acho que o papel de cada um de nós, tanto o Governo como Sector Privado, é servir os interesses das comunidades e esta parceria permite ter essa informação que possibilita assistir da melhor maneira aos anseios das comunidades”, acrescentou a gestora.

O Presidente do Conselho de Direcção da Data4Moz, Dino Foi, referiu que esta troca de conhecimentos entre as duas instituições vai preencher as lacunas de dados e de informação, para possibilitar intervenções em regiões onde realmente haja necessidade.

“Sentimo-nos privilegiados de sermos a primeira empresa a estabelecer parceria com a ADE, nos termos definidos. Temos a certeza de que haverá muitas outras oportunidades, porque existe realmente a necessidade de informação com as características referidas, em todas as áreas, quer na saúde, como na educação, gestão de fenómenos naturais, entre outras. Nós queremos criar sinergias para que a informação dos dois lados seja partilhada com as comunidades”. “Pretendemos trazer dados primários, de modo a ajudar as Direcções Nacionais, os Governos Provinciais e até mesmo o Governo Central a tomar decisões em relação a questões actuais, como sejam os desastres naturais, agricultura e recursos naturais no geral”, afirmou o PCA da Data4Moz.

A Agência Nacional de Desenvolvimento Geo-Espacial, Instituto Público, dispõe de autonomia administrativa financeira e patrimonial, prestando serviços de hospedagem de dados e aplicativos, gestão, monitoria e avaliação de projectos de infra-estruturas, produção de mapas interativos, realização de estudos, capacitação institucional, entre outros.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.