Accionistas da Companhia do Búzi vão investir cerca de 25 milhões de meticais na sua reemersão

Accionistas da Companhia do Búzi vão investir cerca de 25 milhões de meticais na sua reemersão

A primeira fase das obras para reerguer a Companhia do Búzi, na província de Sofala, deverão custar cerca de 25 milhões de meticais, para garantir a produção de arroz e cana-de-açúcar, nos seus mais de seis mil hectares.

O processo de reabilitação do campo de produção já está em curso, tendo já sido concluídos cerca de 1.500 hectares, e prevê-se o início da produção de arroz em Outubro próximo.

O plano de reestruturação contempla o saneamento financeiro, reorganização de pessoal e resolução de questões legais.

Os accionistas da companhia têm como foco fazer do empreendimento uma das maiores referências do sector do agronegócio na regia do Vale do Zambeze.

Além da matéria-prima, cana-de-açúcar, para a produção de álcool e electricidade (através da queima de bagaço), os investidores vão apostar igualmente no cultivo de cereais e oleaginosas, produção de ração para animais, fornecimento de insumos, prestação de serviços de mecanização agrícola, formação, incubação de negócios e gestão de regadios.

De acordo com o Notícias, que cita o representante da Companhia, no âmbito da 58ª edição da Feira Internacional de Maputo, Lúcio Sumbana, já foram identificados 20 produtores para receberem capacitação, alem dos mais de 150 produtores actualmente a trabalharem no regadio.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.