O Access Bank PLC finalizou a compra de 100% das acções do National Bank of Kenya Limited (NBK), num acordo vinculativo assinado na quinta-feira, 21 de Março, com o KCB Group PLC.
A conclusão bem-sucedida da transacção está sujeita a condições habituais para transacções desta natureza, incluindo a recepção de todas as aprovações regulatórias do Banco Central do Quénia, do Banco Central da Nigéria, da Comissão da Concorrência da COMESA, e notificações a outros reguladores relevantes.
O CEO do Access Bank Plc, Roosevelt Ogbonna, disse após a assinatura do acordo que “a transacção representa um marco importante para o Banco, possibilitando a realização do plano estratégico da instituição de aumentar a presença no mercado queniano nos próximos cinco anos”. “Estamos a construir uma franquia forte e sustentável para apoiar a prosperidade económica, incentivar o comércio africano, promover a inclusão financeira, capacitando muitas pessoas a alcançarem os seus sonhos financeiros”, disse o mesmo responsável.
Roosevelt Ogbonna acrescentou que “os fluxos comerciais no leste da África giram em torno de corredores comerciais importantes, sendo o Quénia um actor-chave na região”. “Com o Acordo de Livre Comércio Continental Africano, esses corredores continuarão a expandir-se e, ao implantarmos as nossas soluções financeiras de classe mundial, estamos estrategicamente posicionados para oferecer valor sustentável para os nossos stakeholders”, afirmou o CEO do Access Bank Plc.
Por seu turno, o CEO do KCB Group, Paul Russo, refere que “esta transacção representa uma grande oportunidade para maximizar o valor para accionistas da instituição, enquanto fo,rtalece a posição competitiva do Grupo”. “Os últimos quatro anos foram decisivos para o NBK como subsidiária do Grupo KCB e este passo marca a abertura de novas oportunidades”, disse Paul Russo.
O Administrador-Delegado do Access Bank Mozambique, Marco Abalroado, considera que “esta aquisição reforça a robusta estratégia de expansão do Banco e contribuirá para uma franquia global cada vez mais forte, focada em servir de porta de entrada para pagamentos, investimento e comércio entre países africanos”, afirmou o responsável.
Nos próximos meses, o Access Bank PLC e o KCB Group PLC continuarão a trabalhar juntos para cumprir as condições precedentes relacionadas com a proposta de aquisição.
O Access Bank continuará a fornecer uma gama completa de serviços bancários para os seus stakeholders, incluindo funcionários e clientes no Quénia.
Após a conclusão, os stakeholders vão beneficiar-se de uma franquia ampliada, com serviço ao cliente de classe mundial e estruturas de governança comprometidas em capacitar as comunidades onde o Banco opera.
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