Access Bank lança projecto ambiental para reaproveitamento de cápsulas de café

Access Bank lança projecto ambiental para reaproveitamento de cápsulas de café

O Access Bank Mozambique acaba de lançar um projecto pioneiro de sustentabilidade ambiental que passa pelo reaproveitamento de cápsulas de café.

Em parceria com a Reciclagem & Serviços Lda., o Banco utiliza as agências como pontos de recolha de cápsulas de café usadas, promovendo uma economia circular e incentivando práticas sustentáveis.

O projecto, que terá uma duração inicial de 6 meses, vai permitir que os clientes e colaboradores depositem as cápsulas de café que usam em repositórios localizados nas cinco agências do Access Bank, nas cidades de Maputo e Matola.

A iniciativa, que irá beneficiar mais de 5.000 pessoas da comunidade do Chiango, tem como objectivo transformar as cápsulas de café em objectos diversos de artesanato, bijuteria e outros fins, sendo que a borra será utilizada como fertilizante para a agricultura.

O Administrador-Delegado do Access Bank Mozambique, Marco Abalroado, considera que “este projecto está alinhado com a estratégia ambiental do Banco, que visa identificar, compreender e melhorar de forma eficaz o nosso desempenho em matéria de sustentabilidade”.

“Pretendemos contribuir para a redução do desperdício e, simultaneamente, para o envolvimento activo dos nossos colaboradores, clientes e comunidades locais na adopção de comportamentos mais amigos do ambiente”, disse o mesmo responsável.

No projecto, a Reciclagem & Serviços Lda. – uma empresa comprometida com a sustentabilidade ambiental, irá desempenhar um papel fundamental na logística, e na formação para o tratamento das cápsulas de café usadas.

Rui Silva, Director Geral e Activista Ambiental, adianta que esta parceria “visa educar e sensibilizar as pessoas sobre a importância da gestão responsável dos resíduos”.

“Estamos confiantes de que, juntos, conseguiremos fazer a diferença e promover um futuro mais sustentável para todos”, apontou.

O Access Bank aposta na implementação de soluções que contribuam para a protecção do meio ambiente, numa trajectória de compromisso com Moçambique e com a sustentabilidade ambiental junto dos clientes e das comunidades onde opera.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.