Uma dívida de 15 mil dólares americanos (cerca de 968 mil meticais) pode levar a FIBA (Federação Internacional de Basquetebol)-África a suspender Moçambique, fazendo com que os clubes nacionais deixem de participar dos jogos da BAL e WBAL.
Conforme avança o portal Lance, o saldo foi deixado em Abidjan, na Costa do Marfim, após a participação no AfroBasket 2025.
O Presidente da FIBA-África, Aníbal Manave, adianta que a situação de Moçambique vai ser analisada no próximo mês, na reunião do Board de Direcção do organismo continental.
“Bom, o que está a acontecer é que Moçambique está a abusar da confiança, percebeste. E isso já chega. Tu não podes ir para uma competição e não pagares o que tens que pagar. Sobretudo, não pagares as custas a um outro país, a uma outra Federação Nacional. Uma coisa é que tu não cumprires com as tuas obrigações com a FIBA. Nós isso podemos gerir. Mas, nós irmos a uma competição e não pagarmos o que temos que pagar ao país organizador, já chega, já é um abuso” disse Manave.
A despesa de Moçambique na competição rondou os 27 mil dólares, tendo pago somente 12 mil dólares. Os anfitriões denunciaram o caso a FIBA-África.
De acordo com Manave, não é a primeira vez que assim Moçambique se comporta, “mas esta é provavelmente a pior de todas”.
“Portanto, nós para ajudarmos Moçambique a resolver esse problema, vamos à próxima reunião de board que nós tivermos em Novembro, vamos suspender” lamentou.
Por outro lado, há relatos de existência de dívidas de 18 mil euros (1.350 cerca de mil meticais) para com o organizador do estágio em Portugal, jogadoras, pessoal técnico e de apoio que esteve na operação AfroBasket Abidjan 2025, acrescenta o site.


Deixe uma resposta