Absa Bank Moçambique compromete-se apoiar cadeia de valor de produtos de exportação

Absa Bank Moçambique compromete-se apoiar cadeia de valor de produtos de exportação

O Absa Bank Moçambique comprometeu-se recentemente a apoiar o desenvolvimento de cadeias de valor de produtos de exportação, através do financiamento à produção comercial e indústria de processamento de macadâmia, abacate, líchia, feijões e produtos agro-florestais.

Para o efeito, o Banco perspectiva investir no desenvolvimento de linhas de crédito para agro-indústrias, com foco nas Pequenas e Médias Empresa (PME).

Falando na primeira edição da Mesa-Redonda de Negócios e Investimentos de Manica entre Moçambique e Reino Unido, o director da Banca Agrícola do Absa Bank Moçambique, Marcelino Botão, disse que a industrialização do meio rural depende de um forte investimento em tecnologias de produção e agro -processamento.

“Precisamos de investir na mecanização agrícola, em sistemas de irrigação, infra-estruturas de conservação e armazenamento, como silos e armazéns especializados e agro-indústrias. Na mesma senda, temos listadas como prioritárias a construção de infra-estruturas e sistemas de gestão de logística, com a criação de uma rede de distribuição e implantação de uma cadeia de frio de hortícolas e frutas”, disse o gestor.

Acrescentou a necessidade de investimentos na modernização, através da massificação do uso de internet e banca electrónica bem como os meios de pagamento relacionados, além do estabelecimento de parcerias com entidades que ofereçam soluções de partilha de risco, incluindo o seguro agrícola.

“Isto vai facilitar o desenvolvimento de cadeias de valor agrárias para exportação e substituição de importações de produtos como soja, milho, arroz, trigo, frango, carne bovina, frutas e hortícolas”, afirmou.

Por seu turno, a alta-comissária do Reino Unido para Moçambique, NneNne Iwuji, sublinhou que as potencialidades de Manica abrem espaço para acções de fortalecimento da economia e garantiu que o seu país vai continuar a identificar mais oportunidades para investimento na província e em Moçambique, numa perspectiva de longo prazo.

“Se a agricultura é a principal fonte de rendimento para as nossas comunidades, a capacidade de transformar esta produção em produtos mais valiosos para exportação é um passo crucial. O Reino Unido possui os conhecimentos, as tecnologias necessárias e a vontade de trabalhar com Moçambique no sentido de fazer crescer ainda mais este sector”, disse.

Partilhar este artigo