Absa Bank Moçambique apoia exposição para a sensibilização da equidade de género

Absa Bank Moçambique apoia exposição para a sensibilização da equidade de género

O Absa Bank Moçambique – signatário do Pacto Global das Nações Unidas –demonstrou o seu compromisso com os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável apoiando a iniciativa da Fundação SPROWT – a exposição Genderful Society Exhibition, entre os dias 7 e 11 de Dezembro, na cidade de Maputo, em simultâneo com a 17ª edição do Mozambique Fashion Week.

A fundação SPROWT – Leading and Growing Together, lançada oficialmente a 10 de Dezembro de 2021, visa promover a igualdade de género, a educação de qualidade e o desenvolvimento de Moçambique através da valorização da mulher, criança e das organizações. O foco do evento foi consciencializar Moçambique sobre importância da mulher na sociedade, promoção de valores humanitários, talentos e habilidades e na aprendizagem centrada no desenvolvimento da criança.

O apoio à iniciativa de empoderamento feminino é vista pelo Absa Bank Moçambique como uma oportunidade ímpar para levar à bom porto os objectivos de desenvolvimento sustentável já traçados.

“A fundação SPROWT tem uma missão alinhada com a nossa estratégia de cidadania, com um foco para a equidade, igualdade de género, diversidade e inclusão”, disse a Directora do Serviço ao Cliente do Absa, Tânia Oliveira.

Por sua vez, Rumina Fateally Noormahomed, presidente da Fundação SPROWT, reforçou o papel organização, frisando que a primeira exposição “teve como propósito sensibilizar a sociedade moçambicana sobre as questões de género, diversidade e inclusão, através da cultura, alinhado aos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, precisamente o quinto, que elucida questões sobre igualdade de género”.

A SPROWT realizou quatro sessões de debate, com transmissão online, sobre “Ética na Liderança”, “Mulheres na Liderança”, “Neutralidade de Género na Moda” e “Diversidade e Inclusão nas Corporações”.

Considerando a pertinência dos temas arrolados, a Presidente do Conselho de Administração do Absa, Luísa Diogo, partilhou a sua vasta experiência no debate sobre “Mulheres na Liderança”, realçando, entretanto, a necessidade de se criar nas corporações uma liderança autêntica, inclusiva e participativa.

Por seu turno o Administrador Executivo da Banca Corporativa e de Investimentos, Bernardo Aparício, que participou do debate sobre a “Diversidade e Inclusão nas Corporações”, apontou a necessidade de a banca estender o seu leque de talentos com programas de pós-graduação, a fim de levar para a empresa mais inovação que permitirá o crescimento do negócio.

Sendo um dos temas relevantes a inclusão e a diversidade de género, o lançamento culminou com um desfile inclusivo, no Mozambique Fashion Week, com especial enfoque na diversidade de género.

Partilhar este artigo