No passado dia 24 de Março realizou-se o concerto de abertura da temporada de música clássica do grupo Xiquitsi 2022.
O Absa Bank Moçambique, no âmbito da sua estratégia de cidadania, tem apoiado o Projecto Xiquitsi, uma iniciativa que visa o desenvolvimento da cultura através da música clássica, proporcionando oportunidades a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.
Através desta iniciativa, o banco reforça o seu compromisso na promoção da arte, da cultura que é o DNA da sua Africanicidade e do talento nacional, reforçando a componente de Responsabilidade Social, aliado ao impulso do Desenvolvimento da Educação, um dos objectivos do Pacto Global das Nações Unidas, do qual o Banco é signatário.
“Esta parceria reafirma o nosso compromisso para com a cultura moçambicana e o apoio aos jovens talentos e tem igualmente permitido uma acção continuada e consistente no apoio à divulgação da música e à descentralização da realização de eventos de qualidade.”, afirmou a Tânia Oliveira, Directora do Serviço ao Cliente, do Absa Bank Moçambique.
Para além de promover o talento moçambicano, lançando-o além-fronteiras, através de bolsas de estudos, o Xiquitsi confere a formação de alunos em instrumentos musicais de corda, sopro, repercussão e voz.
Referir que os concertos de dia 24 e 25 de Março último foram os primeiros desta temporada e houve uma grande aderência por parte da público e contaram com a presença de sua Excia a Ministra da Cultura e Turismo, Edelvina Materula e Membros da Comissão executiva do Absa, Rui Barros e Pedro Carvalho.
Estão já planeados outros concertos ao longo do ano, que decorrerão em outras Províncias do País e que visam, essencialmente, apresentar o resultado do trabalho realizado pela orquestra e colocar os alunos a praticarem em palco.