“A nossa estratégia é a digitalização”

“A nossa estratégia é a digitalização”

O Ecobank Moçambique quer continuar a crescer e a elevar a marca no mercado bancário moçambicano, mas com o foco virado para a digitalização dos serviços.

O EcoBank é uma subsidiaria do grupo Ecobank, que detém mais de 90% do Ecobank Moçambique.  Funciona no mercado bancário moçambicano desde 2014 e conta actualmente com quatro agências a nível nacional (duas em Maputo, uma na cidade da Beira e em Nampula). A nova estratégia do Ecobank enquanto marca foca-se na digitalização. “Servir os nossos clientes especialmente de forma digital. Isso significa reduzir o nosso contacto presencial com os clientes para que estes transaccionem de forma conveniente do seu escritório, através de serviços financeiros que podem facultar as suas transacções onde quer que estejam”, revela Laurinda Peniasse, directora da Banca de Consumo do Ecobank Moçambique em entrevista ao MZNews.
.
O Ecobank é uma subsidiaria de grupo Ecobank, um dos maiores de África.  Até que ponto isso influencia o desenvolvimento do negócio do banco em Moçambique? 
Falando que influencia directa, posso dizer que é na parte de injectar os capitais para o crescimento da filial de Moçambique. E naturalmente sendo também uma filial, nós beneficiamos de toda uma infraestrutura tecnológica para os nossos serviços bancários, de toda uma infraestrutura intelectual, posso assim dizer, porque o capital humano que trabalha em qualquer uma das filiais onde temos representação, conseguimos estabelecer sinergias para incremento das competências dos colaboradores, do banco, bem como questões muito específicas que tem a ver com o desenvolvimento tecnológico, especialmente para a nossa estratégia digital. Então, a participação do grupo é sim, financiar o nosso capital quando necessário, mas também temos o lado de acompanhamento tecnológico, intelectual e social.
.
Qual é a ambição do grupo Ecobank a nível global e de forma particular no mercado moçambicano?
Em termos de estratégia, genericamente, nós como grupo Ecobank queremos crescer, e como banco estabelecer a nossa presença pan-africana onde quer que a gente actue. E Moçambique não foge à regra em termos de ambição (claro que existem peculiaridades do mercado que não nos vão permitir por exemplo usar uma estratégia que foi utilizada na Zâmbia e implementar em Moçambique). Entretanto, a ambição é sempre a mesma, elevar a marca tendo uma presença no mercado onde a gente actue e sempre com o espírito pan-africano que é a nossa marca como um todo. No caso particular para Moçambique, a nossa ambição é continuar a crescer como um banco, servindo os nossos clientes com excelência e sempre numa perspectiva de satisfação desses clientes e provendo serviços financeiros diferenciados..
.
Qual é vosso segmento de clientela? 
A nossa actuação é para servir os diferentes segmentos. Estamos a falar do segmento Corporativo, temos as pequenas e médias empresas, e também servimos o segmento de particulares, que seria a banca do consumo. Portanto, estamos concentrados nos três segmentos principais, digamos assim, e todos os produtos da nossa carteira são desenhados para satisfazer esses três segmentos importantes.
.
Estão em Moçambique desde 2014. Qual é a análise que faz desses anos do ponto de vista de crescimento do banco?
Em termos de evolução de 2014 até aqui, não sei se se recorda, nós adquirimos um banco que se chamava Procrédito, está instinto, neste mercado já não actua. E tivemos um trabalho de desmistificação da própria marca exatamente pelo historial do anterior banco adquirido que era basicamente micro-finanças, e nós viemos com uma perspectiva comercial. Então, neste sentido, isto colocou-nos num desafio inicial desta desmistificação da nossa actuação como um banco. Entretanto, foi sendo um processo, nós conseguimos ao longo dos anos fazer perceber aos nossos clientes em carteira e aos que fomos adquirindo, ao longo deste período, a mostrar exatamente que estamos a tratar de uma nova forma de estar, já não se trata de microfinanças, mas sim um banco comercial que serve os três diferentes grupos de segmentos. Em termos de crescimento, o nosso balanço, por si, já explica que houve um crescimento ano a ano que é positivo, em termos de activos também temos um crescimento positivo e a nossa ambição é sempre crescer, crescer e crescer para podermos, cada vez mais, servir estes clientes, principalmente o segmento corporativo que são mais demandantes pela natureza do seu próprio negócio.
.
Sabemos que estão prontos, mas ainda não foram publicados os resultados financeiros de 2021. Pode avançar alguns números do relatório?
Bom, não sei se sou a pessoa certa para falar de números (…) são dados que ainda não foram publicados (…)
.
Mas, qual é a expectativa em relação aos mesmos, tendo em conta o contexto da crise causada pela Covid-19?
A Covid teve o seu impacto negativo exatamente porque muitas empresas tiveram que encerrar as suas operações, mas ao mesmo tempo, foi o momento de algumas oportunidades. Portanto, como Ecobank, como disse não lhe posso avançar a posição final porque as contas também tiveram que ser auditadas (…) mas ainda assim, não nos colocou numa posição negativa, isso já posso avançar. Estamos numa posição, posso dizer estável em termos daquilo que foi o desempenho do ano passado, é a única informação que posso avançar.
.
Como o Ecobank encara o surto de crescimento esperado para a economia, derivado dos grandes projectos de gás?
O banco antecipa-se porque acompanha em termos daquilo que são os projectos que mencionou. E desde já conseguimos antever quais são os tipos de soluções financeiras que nós podemos prover a estas entidades que poderão estar a acompanhar em termos de prestação de serviços para estes grandes projectos.
.
Então o banco está aberto para financiar as empresas que entram na corrida desses grandes projectos…
Sim (…) e existem vários tipos de facilidades de empréstimo (…) olhando para esta oportunidade de negócios, como estes grandes projectos. E são essas empresas que hão-de trabalhar directamente com o projecto, não terem alguma robustez em termos de liquidez, para satisfazer uma determinada demanda que lhes é solicitada pela empresa principal, e usarem o banco para facilitar essas transacções. Quer seja em adiantamento de faturas, em empréstimos curto ou médio prazo, ou mesmo em cartas de crédito e mesmo nas próprias importações para fornecimento de alguma mercadoria ou bens para aquele projecto e nós podemos ajudar estas empresas para esses processos de importação.
.
Como funciona a nova versão do aplicativo Ecobank Mobile?
Trata-se de um aplicativo móvel que confere ao cliente a possibilidade de fazer transacções de forma conveniente onde quer que esteja. A partir deste aplicativo, que pode baixar em IOS ou android, terá acesso à sua conta bancária, desde ver o saldos, fazer transações de transferências, carregamento do seu cartão Pré-pago e fazer operações de transferências internacionais (…) é um painel completo daquilo que é a minha formação financeira ao nível do banco. Além destas possibilidades que mencionei, confere-me igualmente a possibilidade de criar um cartão virtual que me vai ajudar a reduzir o risco de clonagem, dentre outras funcionalidades que lá tem.
.
A quem se destina este aplicativo?
O aplicativo é direccionado para os clientes particulares do banco desde que o cliente tenha um dispositivo móvel que seja um Smartphone, seja IOS ou Android.
.
Isso está associado à conta Xpress?
Sim, está associado. Significa que se hoje eu quero abrir uma conta no Ecobank, e não sou cliente de Ecobank, os requisitos para abertura desta conta são ligeiramente mais extensos em termos de número de documentos que tenho que juntar. Entretanto, eu quero abrir a minha conta, mas com requisitos mais leves, então esta conta Xpress, confere-me esta possibilidade de abrir a conta com requisitos básicos, neste caso, a identificação e o NUIT, apenas. A conta é aberta no aplicativo móvel, bastando para isso baixar o aplicativo móvel e criar a minha conta Xpress neste aplicativo. Portanto, quando acedo ao aplicativo, ele pergunta logo se eu já sou cliente ou não do Ecobank, então eu opto pela opção de não cliente e vai-me conferir a possibilidade de eu abrir a conta Xpress e poderei usar a minha conta Xpress.
.
E qual é o nível de adesão deste aplicativo?
(….) Numa ronda de quase 16 mil clientes activos, temos quase 10 mil, significa que que temos sete mil que ainda não estão neste aplicativo, mas justifica-se porque nem todos estão no android. À medida que vamos crescendo em número e volume de contas, também podemos crescer em volume de adesões.
.
Qual é o principal diferencial deste aplicativo comparado a outros aplicativos bancários?
(…) O que poderia dizer que é o nosso diferencial comparado a outros aplicativos é a conta Xpress, que salvo erro ainda não vi em nenhum dos outros concorrentes, e o facto também de termos um produto específico do Ecobank que é o tal do RapidTransfer e nessas outras entidades não encontras este produto por ser algo exclusivo do Ecobank para além do cartão virtual que também é uma novidade comparada as outras aplicações que a concorrência dispõe. Então podia dizer que esses é que são os diferenciais se compararmos com a concorrência.
Partilhar este artigo