A arte do bem cuidar de mãos e pés

A arte do bem cuidar de mãos e pés

Anna Sousa decidiu abandonar um empego “seguro” para apostar numa área que sempre foi a sua verdadeira paixão.  Hoje, com três anos no mercado, a Executive Nails é uma marca de referência no que toca ao tratamento de “mãos e pés”.

No prolongamento da Avenida Marginal, para quem vai em direção à baixa da cidade, ao lado das bambas, está instalada a Executive Nails, um espaço amplo e requintado, especializado em Manicure e Pedicure.

Já lá dentro o design e a arquitectura ocupa-nos no instante, o primeiro olhar. “Isto tudo é mesmo produto da minha imaginação. É uma inspiração minha.”, diz-nos, a empreendedora de “unhas”, sem conter o sorriso.

E tudo partiu de um sonho que muito rapidamente haveria de se transformar em realidade.  “Passei durante muitos anos como funcionária de outras entidades e decidi empreender porque era o meu sonho ter um espaço dedicado para mãos e pés.” refere Anna Sousa, em entrevista ao MZNews.

E foi assim que nasceu, em 2019, a Executive Nails. Com a qualidade, persistência, o negócio foi-se desenvolvendo e hoje, é um verdadeiro espaço de tratamento de unhas, mãos e pés. “Sim, essa é a nossa verdadeira especialidade, unhas, mãos e pés”, salienta, com satisfação a empreendedora de 41 anos.

Actualmente conta com uma carteira de clientes acima de duas centenas. “Oferecemos serviços para todas as idades e sexos”, diz. “Temos serviços de extensão de unhas com gel e acrílico, tratamento de mãos e pés com parafinas e máscaras, aplicação de pó de espelho e desenhos na unha, reparação de unha quebrada, entre outros serviços”, detalha a empresária.

“Para este tratamento usamos vernizes de gel, vernizes normais, cremes, óleos, esfoliantes, álcool e usamos uma máquina própria para retirar o verniz”, diz. “Isso é uma inovação na forma de retirada de unhas”, acrescenta.

O tempo do tratamento e o preço variam em função do tipo do serviço requisitado. “Unhas podem levar 30 minutos a duas horas, porque depende do que realmente a cliente vai fazer”, esclarece. “Há clientes muito naturais que vão fazer uma manicure simples, que é uma coisa de 585 meticais”, refere a empresária.

Mas para um cliente que quer um tratamento mais completo o preço pode chegar aos 3 mil meticais e pouco. “Aqui falo da cliente que quer alongar, pintar, moldagens, entre outros…leva uma hora e meia por aí”, refere.

O triunfo da qualidade

A qualidade e profissionalismo têm sido um dos grandes segredos do sucesso para qualquer tipo de negócio. Anna Sousa sabe muito bem disto, e desde o início sempre foi a sua grande aposta. (…) “Antes mesmo de abrir este espaço foi fazer uma formação fora, em Portugal. (…) já aí trazia um diferencial maior”, conta a empresaria, que abandonou um emprego “seguro” numa mineradora para seguir o seu sonho.

“Nisso tudo insiste em apostar numa qualidade, conforto, pensando sempre que a pessoa que vai estar aqui uma, duas horas a fazer unhas, pudesse ter este conforto, trazendo a qualidade dos serviços e tudo isto. Então foi apostando em vários detalhes criando assim uma estrutura para poder servir melhor o cliente”, acrescenta.

Sim, “se hoje tenho uma carteira de clientes é porque vieram atrás desta qualidade”, refere orgulhosa. A matéria-prima é adquirida localmente. “O único produto que trouxe de fora é o verniz. É um verniz da marca Andreia K Moçambique. É de muita qualidade e sou a representante oficial da marca”, refere com satisfação.

Com o mercado a corresponder o negócio de “mãos e pés” evoluía. Tudo a rimar com a beleza de unhas, claro. Hoje “com a minha equipa acabamos por criar os nossos produtos. Criamos os nossos próprios esfoliantes, sabão, criamos as nossas essências no próprio salão”, refere.

“E este ano criei a minha própria marca, o meu próprio verniz, com a textura, composição que é o verniz da Executive Nails”, conta.

Se no arranque, há três anos, tinha apenas oito trabalhadores, hoje, com o crescimento do estabelecimento conta com 20. “A minha aposta tem sido a ramificação do serviço.  Ou seja, noutros salões que a vertente deles não é unhas, existe a Executive Nails”, refere.

“Temos estado a trabalhar em parcerias. Por exemplo, se tens um espaço de estética que tem a ver mais com pele, massagens e pede que a gente instale o serviço lá”, acrescenta. Com o desenrolar do negócio de “mãos e pés” e exigência de clientes, Sousa viu uma outra oportunidade de criar um serviço paralelo.

“Sim, acabei por introduzir um serviço de catering. Ou seja, dentro do salão tu consegues ter um sumo, uma sandes, café, o que te apetece comer, na verdade”, refere.

Estabelecer a marca e dar emprego a muita gente foi sempre o sonho da empreendedora e não só.

“E claro que como Executive Nails é tentar ver se consigo pôr o serviço na província. Acho que não podemos só pensar em Maputo. Gostaria muito que isso fosse feito com uma parceria, o desafio é esse”, refere.

Enquanto a parceria não chega, há que encontrar outras soluções para fazer chegar os produtos mais longe. “Neste momento tenho estado a mandar a minha marca, o meu verniz para províncias.

Acho que nos próximos meses vão ver, Nampula, Beira são uns dos pontos que passaremos a ter produtos lá nosso. Mas o futuro é ter mesmo serviço por lá”, revela.

O percurso de sucesso da Anna Sousa mereceu a nomeação desta, como representante da Associação Mulheres Empreendedoras da Europa e África (AMEEA).

“É um desafio, mas vi isto como uma mais-valia para mim e para todas as mulheres empreendedoras. Penso que tem muita mulher empreendedora fora que gostaria de empreender em Moçambique e vice-versa. Nós precisamos, na verdade de aprender uma com as outras, vou criar este ciclo”, refere.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.