O Presidente da República, Filipe Nyusi, fala hoje, às 19:30, à Nação, no âmbito da Situação de Calamidade Pública, a partir de Pemba, em Cabo Delgado. De acordo com o Presidente da República, na sua comunicação, irá actualizar o decreto sobre a Situação de Calamidade Pública.
“Permitam-me que use esta nobre oportunidade para saudar a presença e entrega de forças amigas que, ao vosso lado, juntos combatem com sucesso o inimigo global, o terrorismo. Saúdo, igualmente, a vossa firmeza no combate e prevenção da pandemia da COVID-19, que com a vossa determinação não deixa história de realce no vosso ser. Sobre este assunto da COVID-19, ainda hoje, pelas 19h30, a partir de Pemba, voltarei a actualizar o decreto do Conselho de Ministros que define medidas necessárias”, disse o Presidente da República.
Actualmente, Moçambique possui uma taxa de positividade de 16,8%, um cumulativo de 1 906 mortes, 149 911 infectados e ainda 146 090 indivíduos livres do vírus. Neste momento, há 2 280 casos activos da COVID-19.
Filipe Nyusi anunciou a sua comunicação em Nampula, onde na sua qualidade de Comandante-Chefe das Forças de Defesa e Segurança (FDS), recebeu a saudação do Comando Superior das FADM, na Academia Militar Marechal Samora Moisés Machel, por ocasião do Dia das Forças Armadas de Defesa de Moçambique.