Não criem problemas quando não há problemas”: Zuma adverte contra a declaração dos resultados eleitorais

Não criem problemas quando não há problemas”: Zuma adverte contra a declaração dos resultados eleitorais

O ex-presidente Jacob Zuma insistiu que os resultados oficiais das eleições gerais de 2024 não devem ser declarados no domingo.

Zuma disse que qualquer declaração do resultado das eleições pela Comissão Eleitoral da África do Sul (IEC) seria equivalente a “provocar” o seu novo partido uMkontho weSizwe.

O Partido MK e pelo menos 20 outros partidos apresentaram objecções ao IEC sobre o que alegam ser uma fraude eleitoral. O IEC está a analisar as objecções.

A chegada de Zuma no domingo à noite paralisou o centro de apuramento de resultados do IEC.

O Partido MK apelou a uma recontagem dos votos e a uma comissão de inquérito sobre as eleições. O partido ameaçou igualmente intentar uma aCção judicial contra o IEC.

Zuma afirmou que as queixas apresentadas ao IEC eram “muito, muito graves”.

“Há uma tendência neste país para ignorar assuntos sérios. Há pessoas que são presas, mesmo que não tenham feito nada, mas há pessoas que cometem crimes graves. Não lhes acontece nada”, acrescentou.

“Vamos precisar de tempo. Ninguém deve declarar amanhã. Se isso acontecer, as pessoas vão ser incitadas. Nós sabemos do que estamos a falar. Espero que o responsável esteja a ouvir-nos. Não criem problemas quando não há problemas”, alertou Zuma.

Zuma questionou para quem é que o IEC estava a trabalhar. “É suposto estarem a trabalhar para nós. Isto não é para nós, para nos incomodar como sul-africanos, porque sabemos que precisamos de uma maioria de dois terços. Não tentem interferir”, disse Zuma, acrescentando que aqueles que devem receber as suas queixas devem ser tolerantes.

A IEC deverá declarar os resultados eleitorais este domingo, e espera-se que o Presidente Cyril Ramaphosa participe da cerimónia.

 

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.