Zimbabwe anuncia retirada das tarifas de produtos dos EUA

Zimbabwe anuncia retirada das tarifas de produtos dos EUA

O Presidente do Zimbabwe, Emmerson Mnangagwa, anunciou que vai retirar todas as tarifas sobre produtos norte-americanos para construir uma relação mutuamente benéfica, após a decisão de Donald Trump de impor novas tarifas de 18% às exportações zimbabweanas.

A medida, explica o dirigente, destina-se a facilitar a expansão das importações dos EUA para o mercado do Zimbabwe, “ao mesmo tempo que promove o crescimento das exportações do Zimbabué para os EUA”, disse citado pelos meios internacionais.

“Esta ação sublinha o nosso compromisso para com um quadro comercial justo e uma cooperação bilateral reforçada”, afirmou o chefe de Estado do Zimbabué.

Mnangagwa sublinhou ainda que, embora o princípio da reciprocidade dos direitos aduaneiros como instrumento de proteção do emprego e dos sectores industriais nacionais “seja válido”, o Zimbabué optará por uma política de “relações amigáveis” com todas as nações.

“Esta ação sublinha o nosso compromisso com um quadro comercial justo e uma cooperação bilateral reforçada”, acrescentou citado pelo Noticias ao Minuto”.

Os países africanos para os quais Trump anunciou tarifas incluem também o Lesoto (50%), Madagáscar (47%), Angola (32%), África do Sul (31%), Namíbia (21%), Zâmbia (17%), Moçambique (16%), Nigéria (14%), Guiné-Equatorial (13%), República Democrática do Congo (11%) e Camarões (11%)

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.