O candidato presidencial da Frelimo, Daniel Francisco Chapo, vai visitar Harare, Zimbabué para uma reunião com o Presidente Emmerson Mnangagwa no dia 20 de Julho, antes das eleições de 09 de Outubro próximo em Moçambique.
De acordo com o jornal News Day, a visita, descrita como uma visita de cortesia pelo porta-voz nacional da Zanu-PF, Christopher Mutsvangwa, visa que Chapo procure sabedoria e fortaleça os laços com o Zimbabué.
Chapo, que escalou recentemente a Tanzânia, vai igualmente visitar outros antigos movimentos de libertação na África Austral, como parte dos seus compromissos diplomáticos.
Citado ainda pelo jornal Mutsvangwa diz que a visita de Chapo sublinha a relação histórica e estratégica entre o Zimbabué e Moçambique. Observou que a visita se concentrará na partilha de experiências da luta dos movimentos de libertação contra o apartheid e o racismo, com o objectivo de melhorar a posição geopolítica colectiva de África.
Desde a independência de Moçambique em 1975, todos os seus chefes de estado vieram da Frelimo. Se eleito, Chapo seria o quarto presidente democraticamente eleito de Moçambique.
Deixe uma resposta