Zambézia: Pio Matos concorreu sozinho e perdeu. Cafadine Manasse já não será deputado na AR

Zambézia: Pio Matos concorreu sozinho e perdeu. Cafadine Manasse já não será deputado na AR

Em todo o país, os comités provinciais do partido Frelimo estão a trabalhar para a eleição do cabeça de lista a governador da província e os pré-candidatos a deputados da Assembleia da República.

Até então, as maiores irregularidades chegam da província da Zambézia, onde a maioria dos membros daquele organismo carimbaram a incompetência de Pio Matos e Caifadine Manasse.

No caso de Pio Matos, o actual Governador, mesmo sendo candidato único, ou seja, concorrendo sozinho para a sua própria sucessão, não conseguiu obter os 25% de votos necessários para ser o cabeça de lista do partido nas eleições de Outubro próximo, conforme manda as regras da Frelimo.

Por outro lado, o deputado Caifadine Manasse, que terá sido apontado como o barão das drogas na Zambézia, e que, por via dessa acusação, decidiu processar seus camaradas junto da Procuradoria-Geral da República, alegando calúnia e difamação, não consta da lista dos pré-candidatos a deputado da AR pelo seu círculo eleitoral.

Assim, na próxima legislatura, Caifadine Manasse não volta ao parlamento, isto porque tal como Pio Matos, não obteve o número de votos necessários. Com ele, seguem Jacinto Gabriel e Safim Gulamo.

Uma das figuras processadas por Caifadine Manasse, em processo autónomo, é o deputado Hélder Injojo, que nessas eleições na Zambézia aparece como um dos mais votados para regressar ao parlamento com 112 votos.  Fonte: Diário da Zambézia

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.