Duas embarcações de transbordo de areias pesadas naufragaram há quatro dias na costa do distrito de Pebane, na província da Zambézia.
De acordo com a Rádio Moçambique, os navios transportavam sete pessoas e do incidente não houve vítimas humanas.
O chefe de segurança na Administração Marítima no distrito, Rogério Bucare, disse tratar-se de batelão que rebocava uma embarcação transportando areias pesadas para transbordar no navio ancorado na costa de Pebane.
Para já, suspeita-se que os naufrágios se deveram ao rebentamento de um cabo e à intempérie.
“Não houve danos humanos. A embarcação levava sete passageiros moçambicanos e um russo. Todos saíram ilesos. A embarcação ‘Falcon’ estava a rebocar um batelão carregado de areia pesada para o oceano para fins de baldeamento. Quando chegaram na foz do rio, quase na entrada, rebentou o cabo, e como as ondas eram muito altas não conseguiram pegar na corda para amarrar. Quando tentaram amarrar, o cabo entrou na hélice. O rebocador ficou sem possibilidade de rebocar. Chamou outro que não teve capacidade de puxar para o local de atracagem”, contou.
Uma equipe multissectorial está no terreno a averiguar a possibilidade de retirada das embarcações.
“Formou-se uma equipe para fazer a cariação dos marinheiros e do capitão para sabermos qual é o motivo principal que levou a esse acidente. As duas máquinas, pás escavadoras, caíram na água, mais duas garras”, referiu.
Deixe uma resposta