Um grupo de empresários anunciou, na quinta-feira, em Nampula, que vai desembolsar 750 milhões de dólares para a produção de óleo de palma alimentar, no distrito de Luabo, província da Zambézia.
Na província de Nampula, no distrito de Nacala-Porto, o Grupo RG Indústrias já produz óleo alimentar à base de soja e girassol, e o projecto para Luabo será a produção à base da palma, a partir de 2034.
O plano prevê a ocupação de uma área de 50 mil hectares, sendo que na primeira fase o plantio de palma vai ocorrer em 25 hectares.
A ideia é reduzir o custo de importação de óleo alimentar para Moçambique, que actualmente ronda em 400 milhões de dólares, anualmente. Além disso, os empresários preveem o corte na ordem de 90 milhões de dólares na importação de matéria-prima para a unidade de Nacala-Porto.
Outra vantagem, conforme explicou o Presidente do Conselho de Administração do Grupo RG Indústrias, Momade Ussene, será o uso da poda da palma para a produção de margarina (manteiga), sabões e geração de energia.
Deixe uma resposta