Will Smith banido dos Óscares por dez anos

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, que organiza os Óscares, decidiu suspender o actor Will Smith de todos os eventos organizados pela academia, incluindo os não presenciais, na sequência da sua postura indecorosa na última edição dos Óscares.

“A 94ª edição dos Óscares deveria ser uma celebração do trabalho incrível feito durante o ano passado. No entanto, esta cerimónia foi ofuscada pelo comportamento inaceitável e prejudicial que todos vimos Will Smith exibir em palco”, lê-se no comunicado da Academia.

De acordo com a Academia dos Óscares, a medida punitiva começou a contar a partir desta sexta-feira (8) após a decisão do Conselho da Academia.

Este órgão tinha agendando a reunião de decisão sobre o comportamento do actor para o próximo dia 18 de Abril, mas o presidente da Academia David Rubin decidiu adiantar a reunião para a manhã de ontem, sexta-feira (8), por forma a responder “em tempo útil” ao comportamento agressivo de Smith, que deu uma chapada ao humorista Chris Rock por este ter feiro uma piada sobre a situação capilar da esposa do actor.

http://896.424.mywebsitetransfer.com/will-smith-agride-chris-rock-na-noite-de-oscares/

“As sanções que aplicamos hoje em resposta ao comportamento de Will Smith é um passo em direcção a um objectivo maior que é o de proteger a segurança de todos os artistas e convidados, por forma a que seja restabelecida a confiança na Academia. Esperamos que possa ser o início de um tempo de cura para todos os envolvidos e que não ficaram indiferentes ao sucedido”, continua o comunicado, que dá ainda conta de uma “profunda gratidão” a Chris Rock que, mesmo perante a agressão, manteve sempre a postura e o sorriso.

Esta medida também responde ao pedido de demissão que o actor fez a Academia no dia 02 de Abril.

A Academia lamentou ainda não ter punido o actor no momento da agressão. “Esta foi uma oportunidade para darmos um exemplo aos convidados, espectadores e membros da Academia de todo o mundo, e ficámos aquém. Falhámos”, continua a nota.

Apesar de não poder estar presente em futuros eventos, é importante lembrar que o actor não fica proibido de ser indicado ou mesmo ganhar prémios durante esse período. Também o Óscar de melhor actor entregue a Smith na última edição não lhe será retirado, explicou a Academia, lembrando casos como o de Harvey Weinstein e o diretor Roman Polansk, condenados e expulsos da Academia e a quem nunca foram retirados os prémios.

Partilhar este artigo