O WhatsApp está a ser acusado de activar o microfone de smartphones Android sem a autorização dos utilizadores, até mesmo quando o aplicativo não está em uso. As reclamações começaram no fim de semana, em publicações no Twitter.
Foad Dabiri, engenheiro da rede social, publicou uma imagem da linha do tempo de uso do microfone em seu celular, um Pixel 7 Pro, do Google. As activações do microfone ocorreram durante a madrugada, enquanto ele dormia.
WhatsApp has been using the microphone in the background, while I was asleep and since I woke up at 6AM (and that's just a part of the timeline!) What's going on? pic.twitter.com/pNIfe4VlHV
— Foad Dabiri (@foaddabiri) May 6, 2023
Depois do post, mais pessoas relataram o mesmo problema e publicaram imagens do histórico de chamadas dos seus telemóveis. Além de modelos da linha Pixel, os registos foram detectados nos modelos Samsung Galaxy S23 e S22 Ultra, todos com o sistema operacional Android 13.
Resposta do WhatsApp sobre o microfone “fantasma”
O caso ganhou maior notoriedade na terça-feira 9, quando o CEO do Twitter, Elon Musk, partilhou o relato de Dabiri. Horas depois, o WhatsApp se pronunciou. A empresa atribuiu a activação do microfone a uma falha no sistema operacional Android, que teria de ser resolvida pelo Google.
De acordo com o WhatsApp, o painel de privacidade dos aparelhos que usam Android interpretou erroneamente algumas informações de privacidade. Dessa forma, teria activado o recurso. Os responsáveis pela app disseram estar em contato com o engenheiro do Twitter que fez a revelação e afirmaram que os utilizadores têm total controle sobre o uso do microfone, que só é activado durante chamadas, gravações de mensagens e outros recursos em que o componente é necessário.
Os utilizadores que tiveram problema disseram que conseguiram corrigi-lo depois de reiniciar o celular. (Revista Oeste)
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