A Vulcan, de capitais indianos, prometeu uma nova tecnologia para explorar carvão mineral na mina de Moatize, província de Tete, que minimize a poluição ambiental.
Esta informação foi divulgada após diversas denúncias e confirmação do Governo, através do Ministério da Terra e Ambiente, de que a companhia havia ultrapassado os limites de poluição ambiental nas suas actividades. A Vulcan diz que o Governo não está preparado para avaliar o nível de poluição nas actividades mineiras.
“No próximo mês, faremos um teste com a nova tecnologia para ver até que ponto é funcional para o nosso contexto” prometeu o Presidente do Conselho de Administração da empresa, Mukesh Kumar.
Enquanto a nova promessa não se cumpre, a empresa reforçou o uso de camiões com aspersores para espalhar água em locais estratégicos a fim de minimizar os danos ambientais.
Além disso, foram introduzidos métodos avançados de monitoria de poeiras, capazes de fornecer dados em tempo real, para assegurar a conformidade com os padrões ambientais.
Deixe uma resposta