Vulcan forma 350 jovens em cursos técnico profissionais em Tete

Vulcan forma 350 jovens em cursos técnico profissionais em Tete

De modo a contribuir para redução do desemprego, a Vulcan, em parceria com a Tecnicol promoveu a capacitação da mão-de-obra local através do Programa de Preparação para o Mercado de Trabalho (PPMT) formando jovens de Moatize e Cateme em cursos técnico-profissionais.

Os cursos, que tiveram início no princípio do ano passado e contaram com formações teóricas e práticas, culminaram na passada sexta-feira, 27/01, com a cerimônia de graduação de 350 jovens (constituído por Oleiros, Agricultores e residentes dos reassentamentos 25 de Setembro e Cateme).

250 destes formandos tinham orientação para a empregabilidade (emprego formal), sendo 50 que se beneficiaram do curso de Eletricidade Industrial, 50 Mecânica Industrial, 50 em Soldadura e 100 em Hotelaria e Restauração, e outros 100 mostraram inclinação para o empreendedorismo, tendo se formado 50 no curso de Electricidade Instaladora e 50 em Serralharia.

De acordo com o representante da Vulcan, Victor Zimba, este é o culminar de uma fase importante para estes jovens e espera que saiam deste grupo bons profissionais.

“A nossa empresa continuará a apoiar iniciativas deste género, porque acreditamos que a essa formação servirá de viragem nas vidas destes jovens, pois estamos convictos que estas capacitações trarão oportunidades profissionais diversas” – destacou.

Os graduados demonstraram muita alegria e optimismo em relação ao futuro, no entanto estão cientes dos desafios que enfrentarão.

“Com esta formação estamos aptos para enfrentar o mercado e empreender nos nossos próprios negócios, recebemos as ferramentas necessárias e agora o nosso desafio é colocar em prática para melhor nos posicionarmos no mercado de trabalho”, referiu a graduada do curso de Hotelaria e Restauração, Celeste Salicuchepa falando em representação dos graduados.

O secretário permanente do distrito de Moatize, Júlio Langa, em representação do administrador de Moatize, instou os jovens que possam rapidamente abraçar o empreendedorismo e usar as habilidades que aprenderam durante a formação.

“A formação habilitou-vos de conhecimentos e podemos dizer que estão aptos para concorrer às oportunidades de emprego e consigam satisfazer as necessidades do mercado”, disse adiantando “outro grupo, com inclinação para o autoemprego, com os kits que receberam tem as ferramentas necessárias para serem empreendedores e empregarem outros jovens”, concluiu.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.