O grupo automóvel alemão Volkswagen anunciou hoje que prevê encaixar entre 8.710 e 9.390 milhões de euros com a Oferta Pública de Venda (OPV) do fabricante de carros desportivos Porsche AG na bolsa de Frankfurt.
A Volkswagen, após a reunião do Conselho de Supervisão no domingo à noite, afirmou ainda que o preço inicial da acção preferencial da Porsche se situará entre 76,50 e 82,50 euros, montante que avalia a empresa entre 70.000 e 75.000 milhões de euros.
Segundo a Lusa, a fabricante automóvel alemão irá colocar na bolsa de Frankfurt até 113.875.000 acções preferenciais com opção de compra de um lote suplementar, representando até 25% do capital em acções preferenciais.
Os investidores QIA (Qatar Investment Authority), o fundo soberano norueguês Norges Bank Investment Management, T. Rowe Price e ADQ irão subscrever acções preferenciais no valor de até 3.680 milhões de euros.
A subscrição de investidores privados e institucionais inicia-se, previsivelmente, a 20 de Setembro e termina a 28 deste mês.
As acções começarão a ser negociadas na bolsa de valores de Frankfurt em 29 de Setembro deste ano.
O grupo Volkswagen tinha anunciado no início de Setembro que queria colocar na bolsa de Frankfurt o capital da Porsche AG no final deste mês ou no início de Outubro e concluir operação até ao final deste ano.
A Volkswagen disse então que a administração e o Conselho de Supervisão tinham dado ‘luz verde’ à entrada na Porsche na bolsa de Frankfurt, na Alemanha.
Nesse sentido, o fabricante automóvel prevê colocar 25% das acções preferenciais sem direito a voto da Porsche no mercado de acções.
Para isso, repartirá previamente o capital da Porsche em 50% de acções preferenciais e 50% de acções ordinárias, salienta a Volkswagen.
Deixe uma resposta