Vingança: Apreendidos hoje navios petroleiros destinados aos Estados Unidos da América

Vingança: Apreendidos hoje navios petroleiros destinados aos Estados Unidos da América

Dois navios petroleiros gregos com destino a Houston, nos Estados Unidos das América foram apreendidos, na quinta-feira, na Baía do Golfo, anunciou hoje a marinha da Guarda Revolucionária do Irã. A apreensão surge no seguimento da apreensão de petroleiro iraniano na costa grega.

“A Marinha da Guarda Revolucionária apreendeu hoje [sexta-feira] dois navios de carga gregos por violações nas águas do Golfo”, pode ler-se em comunicado da Guarda.

O anúncio foi feito após o Irão anunciar que iria responder à Grécia pela apreensão de petróleo iraniano na costa deste país. O Irão também já convocou um enviado suíço representante dos interesses dos Estados Unidos (EUA) em Teerão.

A convocação iraniana pretende servir como protesto contra a apreensão de petróleo iraniano pelos EUA, apreensão esta que ocorreu num navio operado pela Rússia perto da Grécia, anunciou o Ministro dos Negócios Estrangeiros do Irão. Por sua vez, a Grécia acusou o Irão de pirataria, e recomendou aos cidadãos gregos a evitar viajar ao país, disse o Ministro dos Negócios Estrangeiros (MNE) grego em comunicado.

Atenas avançou que a marinha iraniana desembarcou tropas armadas nos dois cargueiros, via helicóptero. Um dos navios, o Delta Poseidon, encontrava-se em águas internacionais segundo comunicado do MNE grego. O segundo navio, o Prudent Warrior, é operado pela empresa grega Polembros, que informou que, de momento, não conseguem estabelecer comunicação com o navio. Segundo o MNE grego, o Prudent Warrior encontrava-se perto da costa iraniana quando foi apreendido.

Em resposta, a marinha dos EUA já informou estar a investigar a apreensão iraniana, e também Atenas já informou a União Europeia e a Organização Marítima Internacional do incidente.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.