A vida tende a voltar à normalidade na vila de Machanga, em Sofala, com a redução dos níveis das águas do rio Save, tendo as operações de busca e salvamento sido já interrompidas.
Na Vila Franca do Save, por exemplo, o nível das águas do rio na manhã de ontem situava-se em 4.84 metros, que é abaixo de nível de alerta fixado em 5.50 metros.
Os afectados regressavam, ainda que de forma tímida, dos locais de abrigo temporário para as suas zonas de origem, num movimento auxiliado pelos membros dos Comités Locais de Gestão de Risco de Calamidades, os quais avaliam as condições das casas.
A administradora do distrito de Machanga, Natália Chivambo, disse ao jornal Notícias que, três dias após a ocorrência do fenómeno, a população tenta recuperar o que foi arrasado pelas águas.
O centro de Saúde da vila-sede, o maior do distrito, continuava, entretanto, cercado de água, sendo que os pacientes são atendidos no edifício da Conservatória do Registo e Notariado de Machanga. Estes últimos serviços funcionam num outro local para o atendimento de situações urgentes, como o reconhecimento de documentos urgentes, enquanto na localidade de Marropanhe as salinas ficaram totalmente submersas.
Deixe uma resposta