Cerca de oito mil milhões de meticais é quanto o Estado necessita para financiar projectos no sector de estradas, no âmbito da melhoria da transitabilidade nos troços afectados pelas calamidades.
O Secretário permanente do Ministério das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, Hélio Banze, disse que o montante destina-se, nomeadamente, à reabilitação e manutenção de 8.784 quilómetros de estradas, 23 pontes, oito pontões e 14 aquedutos.
Na sua intervenção, ontem em Maputo durante a na abertura da Reunião Anual de Avaliação do Programa Integrado do Sector de Estradas – PRISE 2022, Banze afirmou que do ano passado ao primeiro trimestre de 2023 houve obras em 529 quilómetros de estradas de acesso às áreas de produção, dos 635 planificados.
A fonte acrescentou ainda que no mesmo período foi feita uma intervenção na Estrada Nacional Número Um (EN1), no troço Chissibuca Lindela, em Inhambane, numa extensão de 120 quilómetros.
o governante recordou ainda o investimento de 310 milhões de dólares para a construção e reabilitação de mais de 600 quilómetros de estrada na província da Zambézia.
Deixe uma resposta