Verónica Macamo explica manifestação pós-eleitoral ao presidente da África do Sul

Verónica Macamo explica manifestação pós-eleitoral ao presidente da África do Sul

A ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Verónica Macamo, explicou os detalhes sobre o processo de eleições gerais no país, incluindo o funcionamento da justiça eleitoral, bem como o actual ponto de situação pós-eleitoral.

Na qualidade de enviada especial do Presidente da República, Filipe Nyusi, a ministra manteve um encontro com o Presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, acto que teve lugar sexta-feira (15), em Pretória.

Segundo a Rádio Moçambique, Cyril Ramaphosa expressou solidariedade e prontidão da África do Sul em apoiar Moçambique para ultrapassar a actual crise pós-eleitoral.

Por se torno, a chefe da diplomacia moçambicana solidarizou-se com o povo sul-africano, devido à morte de crianças, por doenças transmitidas por alimentos supostamente contaminados.

Desde a eclosão das manifestações em Moçambique, as autoridades sanitárias contabilizaram pelo menos 36 mortes e mais de 500 feridos.

Moçambique vive um período de manifestações convocadas pelo candidato presidencial Venâncio Mondlane, em protestos contra os resultados eleitorais de 09 de Outubro.

Os dois dirigentes abordaram ainda a situação da mineração ilegal, numa altura em que centenas de mineiros ilegais, incluindo moçambicanos, continuam no interior de minas abandonadas em Stilfontein, província sul-africana de North West.ac/dt

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.