Venâncio Mondlane vai submeter candidatura a Presidência da República

Venâncio Mondlane vai submeter candidatura a Presidência da República

​O cidadão Venâncio Mondlane vai submeter, na próxima quinta-feira (06), a sua candidatura à Presidência da República, para as eleições de 09 de Outubro próximo.

A informação consta de um documento do Conselho Constitucional – onde será submetida a candidatura – em resposta a uma solicitação para a entrega e recepção da candidatura de Mondlane na quarta-feira (05).

Até então, se desconhece quem está a apoiar a candidatura de Mondlane. Recentemente, à margem do Congresso Nacional da Renamo – do qual foi impedido de participar –, em Alto Mulócuè,, na Zambézia, disse ter recebido proposta de 21 partidos políticos e de organizações da sociedade civil para encabeçar uma candidatura à Presidência da República.

Na semana passada, Raul Novinte, antigo presidente da autarquia de Nacala, na província de Nampula, disse que, em breve, seria anunciado um partido do qual faria parte ao lado de Venâncio Mondlane.

Novinte tornou-se antigo presidente da autarquia de Nacala, concorrendo, em 2019, como membro da Renamo. No ano passado perdeu as eleições.

Mondlane é um membro demissionário do partido Renamo, tendo submetido documentos anunciando a sua saída do partido, bem como revogando o cargo de deputado da Assembleia da República em representação da Renamo.

Recorde-se que no ano passado Venâncio Mondlane concorreu à presidência do município de Maputo. Resultados oficiais, largamente contestados, deram vitória ao seu oponente da Frelimo.

 

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.