O Deputado e membro sénior do partido Renamo, Venâncio Mondlane, submeteu ontem providência cautelar no Tribunal Judicial da Cidade de Maputo para obrigar Ossufo Momade a cumprir com os estatutos e marcar a data do Congresso da Renamo.
“Os estatutos do partido Renamo são claros e evidentes. A obrigação, a competência da marcação da data do Congresso é do Presidente da Renamo. E uma vez que a data do Congresso não foi marcada, significa que não havendo razões que não foram dadas a conhecer aos quadros, estamos perante uma situação de uma grave irregularidade estatutária”, referiu Mondlane.
“Não conhecendo as razões da não marcação do Congresso submeti aqui uma providência cautelar para que os órgãos de justiça notifiquem o Presidente do partido Renamo para cumprir os estatutos na íntegra, ou seja, a ser obrigada a marcar a data do Congresso”, acrescentou o deputado.
Durante a conferência de imprensa, concedida aos jornalistas, na tarde de ontem, em Maputo, Mondlane denunciou também o afastamento de vários delegados e membros do partido Renamo, supostamente por não estarem alinhados com o Partido.
“Se o Partido diz ser fundador da democracia em Moçambique, então deve funcionar como uma instituição democrática, onde os direitos e deveres de cada membro devem ser respeitados,” afirmou durante a conferência.
De referir que o mandato de Ossufo Momade na liderança do parido Renamo terminou no dia 17 de Janeiro passado.
Deixe uma resposta