Venâncio Mondlane diz estar “convencido” que o Presidente Nyusi quer permanecer no poder

Venâncio Mondlane diz estar “convencido” que o Presidente Nyusi quer permanecer no poder

O candidato presidencial do PODEMOS, Venâncio Mondlane revelou ontem, quarta-feira (18) que o Presidente da República o contactou pela primeira vez, tendo ficado convencido que Filipe Nyusi quer ter razões para declarar estado de emergência e permanecer no poder.

“Estou profundamente convencido de que o Presidente Nyusi quer permanecer no poder. Ele espera que eu incentive as pessoas a fazerem manifestações violentas para ter uma razão para declarar estado de emergência e assim poder permanecer no poder mais algumas semanas”, afirmou Mondlane, que rejeita os resultados das eleições gerais de 09 de Outubro anunciados pela Comissão Nacional de Eleições (CNE).

Falando ontem com eurodeputados, em Estrasburgo, Mondlane começou por afirmar e, sem avançar os detalhes da conversa, que pela primeira vez, o estadista moçambicano o contactou, por telefone, para abordar as manifestações que decorrem desde Outubro passado.

Quanto à esperada proclamação dos resultados eleitorais pelo Conselho Constitucional (CC), o candidato presidencial do PODEMOS avançou não estar optimista, alertando ser difícil prever o cenário após o anúncio dos resultados.

“Não sei o que acontecerá depois do anúncio dos resultados finais, acredito que o povo vai assumir por si próprio o que quer fazer”, salientou, admitindo, no entanto, que “vai ser uma situação difícil de lidar porque as pessoas vão entender que é a última fase e estão neste momento muito atraídas para medidas mais agressivas e intensas”.

Venâncio Mondlane revelou, igualmente, que o seu regresso a Moçambique depende do anúncio dos resultados pelo Conselho Constitucional.

 

(Foto DR)

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.