Varíola do Macaco “já chegou” a um país vizinho

Varíola do Macaco “já chegou” a um país vizinho

A nova variante da varíola do macaco (Monkeypox/mpox) está a preocupar as autoridades de saúde em todo o mundo. Até então, as contas apontam para cerca de 18 mil casos e mais de 520 mortes. A maior concentração da doença é nos países do centro da África, com destaque para a República Democrática do Congo.  Também há relatos de casos em outros continentes.

As autoridades de saúde temem que o número de casos seja ainda maior dada a precariedade de diagnóstico nos países mais afectados, por agora. Mas também, receia-se que mais pessoas estejam infectadas, mas levem muito tempo até manifestar sintomas.

A doença continua a propagar-se, e esta terça-feira o Maláui, pais que faz fronteira com Moçambique, anunciou o primeiro suspeito de varíola do macaco.

O Departamento de Saúde do Distrito de Blantyre confirmou que há um paciente no Hospital Central Queen Elizabeth com suspeita de ter contraído mpox, escreve um portal local.

Inicialmente, os sintomas apontavam para outras doenças, mas depois ficaram mais consistentes para casos de varíola do macaco.

O Dire​ctor de Saúde e Serviços Sociais de Blantyre, Dr. Gift Kawalazira, enfatizou que o caso ainda está sob investigação, afirmando que é muito cedo para confirmar se é realmente mpox. São necessários exames complexos para a confirmação ou não do caso.

Suspeita-se que o paciente tenha tido contato com dois indivíduos na cidade de Chikwawa, que também apresentam sintomas semelhantes.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.