A Universidade Rovuma (UniRovuma) vai iniciar, nos próximos meses, um programa de intercâmbio académico com universidades da Tailândia, envolvendo docentes, técnicos e estudantes das áreas de engenharia e ciências alimentares.
A iniciativa faz parte de uma parceria estratégica reforçada esta quarta-feira (02), com a visita oficial do embaixador da Tailândia em Moçambique, Soradjak Puranasamriddh, ao campus da universidade, em Nampula.
Segundo uma publicação do Jornal Rigor, durante o encontro, ambas as partes manifestaram interesse em aprofundar os laços de cooperação académica e científica, com prioridade para o desenvolvimento de projectos conjuntos de investigação nas áreas de tecnologia alimentar, aquacultura, desenvolvimento rural e inovação em engenharia.
“A Tailândia passou pelas mesmas dificuldades que Moçambique enfrenta hoje e conseguiu superá-las com base na agricultura e no processamento alimentar. Hoje queremos partilhar essa experiência com os nossos amigos moçambicanos”, afirmou o embaixador Soradjak, acrescentando que a cooperação universitária é uma ponte sólida entre as nações. “Estamos disponíveis para receber mais delegações moçambicanas e também realizar visitas a Moçambique. A troca de experiências será benéfica para ambos os lados.”
Por sua vez, o reitor da UniRovuma, Professor Doutor Mário Jorge Caetano Brito dos Santos, sublinhou que a escolha por instituições tailandesas se deve à sua experiência prática em contextos fora dos grandes centros urbanos — uma realidade que se assemelha ao ambiente de Nampula, onde a universidade está inserida. “Queríamos uma universidade que se identificasse com o nosso meio — uma cidade como Nampula, que é simultaneamente urbana e rural”, explicou.
Segundo o reitor, os cursos de engenharia e ciências alimentares serão os primeiros a beneficiar desta cooperação internacional, que incluirá mobilidade de recursos humanos qualificados e intercâmbio de conhecimento aplicado. “Estamos ansiosos por crescer com base em experiências concretas de desenvolvimento sustentável. A recente visita da nossa delegação à Tailândia mostrou que este caminho é possível e promissor”, afirmou.
(Foto DR)
Deixe uma resposta