UNESCO imortaliza Malangatana com projecto Beyond Mayibuye

UNESCO imortaliza Malangatana com projecto Beyond Mayibuye

A HLOYASE – Casa-Museu Malangatana acolheu ontem o lançamento do projecto Beyond Mayibuye, uma iniciativa da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), que visa “promover exposições e programas inspirados na obra e no pensamento de Malangatana, destacando o seu papel como artista pan-africano e cidadão do mundo”.

O projecto que conta com o engajamento do Museu Mafalala e HLOYASE – Casa-Museu Malangatana, pretende transformar museus e centros culturais africanos em espaços vivos de aprendizagem, diálogo e reconciliação.

“Malangatana Valente Ngwenya foi mais do que um artista — foi consciência e testemunha de um tempo em ebulição. Na sua pintura, escultura, poesia e palavra, deu corpo à resistência, às feridas e à esperança do seu povo”, destacam os organizadores da iniciativa, descrevendo que “a sua obra transcende o território nacional, dialogando com as lutas da região Austral: a resistência ao apartheid na África do Sul, a independência do Zimbabué, a construção de uma África livre, solidária e afirmada na sua dignidade”.

Referem ainda que Malangatana fez parte de uma geração que entendeu a arte como arma e abrigo — como ferramenta de libertação e de cura colectiva.

Receba a nossa Newsletter

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.