Última Hora: Marcelino Gildo e outros dirigentes afastados da LAM

Última Hora: Marcelino Gildo e outros dirigentes afastados da LAM

A empresa Linhas Aéreas de Moçambique (LAM), reunida hoje em Assembleia-Geral Extraordinária, exonerou, com efeitos imediatos, o Presidente do Conselho de Administração, Marcelino Gildo Alberto.

Um comunicado do Instituto de Gestão das Participações do Estado (IGEPE), citado pela Rádio Moçambique, refere que despenharam, igualmente, o Administrador do Pelouro de Finanças, Recursos Humanos e Serviços Corporativos, Altino Xavier Mavile, e do Administrador do pelouro Técnico e Operacional Bruno Miguel Domengue Lorena Heliotrope Miranda.

Com efeito, foi nomeado um novo Conselho de Administração Não-Executivo, composto por funcionários das empresas accionistas, Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM), Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB), e Empresa Moçambicana de Seguros (EMOSE).

Uma Comissão de Gestão com funções executivas foi nomeada para assegurar a gestão corrente da empresa aérea. A Comissão será liderada por Dane Kondic, o Presidente, tendo Lucas António Francisco como vogal para área de Administração e Finanças, e Hilário Devis Tembe, responsável pela área Técnica e Operacional.

Estas mexidas ocorrem depois de, num passado recente, o Presidente da República ter denunciado a existência de lobistas na LAM interessados afundar ainda mais uma empresa já em crise. Sem apontar nomes, adiantou que haveriam mexidas na empresa.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.