O embaixador da União Europeia, António Benedito Gaspar, disse ontem que o mercado europeu quer aumentar a abertura aos produtos nacionais e às trocas comerciais.
“Vamos continuar a oferecer todas as condições para a colocação dos produtos moçambicanos no mercado europeu dentro dos nossos acordos de parcerias económicas e também a facilitação de equipamentos necessários para alavancar a industrialização do país.
Acreditamos em Moçambique e na importância das nossas parcerias”, disse. durante a abertura do XXXI Fórum de Negócios que junta, desde ontem em Gaza, Corpo Diplomático dos países europeus, Governo e o empresariado local.
Por seu turno, a ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Verónica Macamo, disse acreditar que Gaza possui empresariado capaz de projetar a província na conquista de novos mercados a nível nacional e internacional.
Referiu-se às potencialidades existente, que podem permitir que a província agigante-se na economia nacional, sobretudo nos domínios da agropecuária, turismo de praia e de sol, exploração mineira, energias renováveis e convencionais, transportes e mais.
“Queremos encorajar e estimular a participação activa dos investidores europeus em parcerias privadas e públicas, entre outras formas inovadas de investimento em Gaza. Estamos confiantes que, através deste fórum, os nossos empresários irão maximizar os resultados dos contactos para estabelecerem parcerias vantajosas”, disse.
Já a governadora da província de Gaza, Margarida Chongo, disse que os desafios da província, passam pela aceleração do projecto da construção da barragem de Mapai, que poderia contribuir para o aumento da produção e produtividade e na mitigação do impacto da seca, estiagem, cheias e inundações cíclicas que têm afectado a província.
Refira-se que a União Europeia é o maior parceiro de negócios do país, com um volume de investimento estimado em 60 mil milhões de euros, concentrados nos sectores de gás e petróleo, infra-estruturas, turismo entre outras áreas.
Deixe uma resposta