UE lança 15 milhões de euros para projectos privados de energias renováveis  

A União Europeia vai lançar um instrumento financeiro para o desenvolvimento de projectos do sector privados no campo de energias renováveis orçando em 15 milhões de euros.

O chefe da equipa de Infra-estruturas e Sector Privado da delegação da UE em Maputo, Veerle Smet, disse, na segunda-feira, que o projecto vai-se denominar “Electrificar” e servira para abrir uma janela para Moçambique.

Para o efeito, foi realizado uma reunião entre a UE, a Associação Lusófona de Energias Renováveis (ALER), a Associação Moçambicana de Energias Renováveis (AMER) e a Aliança para a Eletrificação Rural (ARE) de preparação de uma conferência empresarial de energias renováveis, agendado para próxima semana.

“Especificamente, e para atrair mais o sector privado que vai investir no país”, disse Smet, citado pelo jornal “Notícias”.

O responsável disse que, até 2030, Moçambique pode ter uma capacidade instalada de fontes renováveis de energia com capacidade para a geração de cerca e 575 megawatts.

Actualmente, o país tem capacidade total de gerar 2.750 megawatts, e a cobertura eléctrica e de 50 porcento. Até 2030 esta capacidade deverá atingir 6500MW, disse Veerle Smet.

A UE já desembolsou cerca de 200 milhões de euros para assistir projectos do sector privado relativos as energias renováveis, disse Smet.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.