O Presidente da República, Filipe Nyusi, defendeu na tarde de quinta-feira em Bruxelas, uma cooperação mutuamente vantajosa entre a Europa e África.
Filipe Nyusi falava esta quinta-feira em Bruxelas num painel de Alto Nível, organizado pelo Conselho Corporativo Europeu, sob o tema “African Leaders for Change”, encontro enquadrado no âmbito da Cimeira África – Europa.
Na ocasião, o estadista moçambicano, citado pelo jornal Domingo, disse que os desenvolvimentos futuros nos dois continentes, incluindo na esfera económica estão intimamente ligados. “Portanto, trabalhar em conjunto numa parceria equitativa é de interesse de ambos os lados, trocando oportunidades valiosas, mas também desafios”.
Entre vários desafios apontou para a necessidade de se passar da retórica a acção, ou seja, começar-se a ver resultados concretos do que foi acordado no fim de cada cimeira.
“A parceria pressupõe que nos tratemos como iguais, demonstrando respeito mútuo, mesmo quando não convergimos na forma de abordagem dos assuntos”, disse o Chefe do Estado moçambicano acrescentando que: “Notamos com satisfação o interesse que os países europeus têm em cooperar com africanos, pois, reconhecem que o continente africano deixou de ser de que se fala, mas com quem se fala”.