O ministro dos Negócios Estrangeiros ucraniano, Dmytro Kuleba, convidou hoje o Presidente da República, Filipe Nyusi, e a ministra dos Negócios Estrangeiros, Verónica Macamo, a visitarem a Ucrânia para reforço das relações entre os dois países.
O chefe da diplomacia ucraniana disse em conferência de imprensa, após encontros separados com Filipe Nyusi e Verónica Macamo, em Maputo, que espera receber ambos na Ucrânia para continuar a desenvolver relações entre os dois países
“Concordámos em impulsionar as relações entre a Ucrânia e Moçambique, incluindo nas áreas de comércio, intercâmbio de comitivas, construção, ciber-segurança e digitalização”, reiterou, acrescentando que “para o efeito, vai ser organizado um fórum de negócios entre os dois países.
O diplomata ucraniano anunciou ainda que o país vai abrir uma embaixada em Moçambique e que vão ser preparados “acordos para estabelecer bases legais sólidas para as relações bilaterais”.
Moçambique tem sido um dos países que se tem mantido neutro face à invasão russa da Ucrânia e à guerra, considerando-se assim em melhor posição para apelar a um diálogo que termine o conflito.
Deixe uma resposta